quinta-feira, 5 de junho de 2008

dia mundial do ambiente


Hoje celebra-se o Dia Mundial do Ambiente. Definido pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 1972, para marcar o início da Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano, este dia é comemorado em mais de cem países.

Como sei que a forma mais eficaz de convencer alguém a fazer algo para melhorar a sua atitude pro-ecológica é através de actos, aqui fica a lista das dez sugestões da iniciativa Countdown 2010 para preservar a biodiversidade do planeta:

  1. Uma vez por semana vai para o emprego/escola de transportes públicos, de bicicleta, a pé ou de boleia. Se puderes evitar os aviões, sempre que isso for possível, melhor ainda.

  2. Uma vez por semana compra alimentos, de preferência orgânicos (vegetais, fruta, lacticínios, ovos e carne) nos mercados locais.

  3. Come marisco pescado de forma sustentável e peixes herbívoros. Evita peixes/crustáceos carnívoros, como o salmão e o camarão.

  4. Instala, pelo menos, uma lâmpada compacta fluorescente em tua casa, irás poupar sensivelmente 30€ em electricidade, e reduzirás uma tonelada nas emissões de carbono a cada três anos.

  5. Desliga as luzes das divisões quando não estás lá.

  6. Baixa o termóstato pelo menos um grau no inverno.

  7. Deixa de utilizar herbicidas e pesticidas no relvado do teu jardim.

  8. Conhece as posições ambientais defendidas por quem representa o nosso governo, e apoia candidatos com as melhores políticas ambientais.

  9. Divulga em casa, na escola, no trabalho, aos teus amigos sobre o que estás a fazer para preservar a biodiversidade e incitiva-os a juntarem-se a ti nesta luta.

  10. Acima de tudo, não desperdices, reduz o teu consumo, compra somente o necessário e reutiliza e recicla o máximo possível, sempre que puderes.

Por mais pequena que seja a tua acção para preservar o nosso planeta, lembra-te que pelo menos, tu fazes alguma coisa! E isso é melhor que nada!

Se todos fizéssemos algo pelo ambiente, talvez a terra não estivesse num estado tão crítico.

Cabe aos Governos mudar esta trajectória, mas, tu também podes ter uma voz activa, e por mais pequena que seja, lembra-te que juntos fazemos a DIFERENÇA!


MOBILIZA-TE POR UM MUNDO MELHOR